top of page

"A essência das artes marciais não reside na arte técnica por si só,

mas está profundamente envolto no intimo de cada um"

- Gogen Yamaguchi

Muito haverá a dizer sobre o propósito desta arte ancestral, importante será reter que vai para além de uma atividade física. Karate é uma disciplina multifacetada com uma dimensão desportiva, filosófica, terapêutica e prática/profissional,  com inegável riqueza cultural e histórica.
A prática do Karate não tem limite de idade e abrange vários escalões, do infantil ao sénior, já que o treino é adaptado às condicionantes individuais. No entanto iniciar a prática em terna idade apresenta algumas vantagens, na medida em que o nível de dificuldade e dimensão filosófica vão crescendo gradualmente em paridade com a capacidade cognitiva do aluno.

 

História Karate-do
Karate é uma arte marial japonesa oriunda das ilhas de Okinawa, na época um domínio independente. É difícil precisar com exactidão as suas origens, o secretismo das técnicas marciais, torna os escassos registos escritos codificados, difíceis ou até mesmo impossíveis de traduzir rigorosamente envolvendo o tema num véu de mistério e conjetura.
O que realmente se sabe é que Okinawa era um importante interposto comercial, com especial relação com a China...

 

Vertentes da prática
A prática desta modalidade pode ser dividida em 3 vertentes:

Como aluno o praticante aprenderá técnicas e recursos que cultivam o seu crescimento pessoal. Uma vez que o Karate é uma arte marcial que assenta numa estrita hierarquia de graduações, o praticante terá sempre um superior com quem aprender e crescer. As aulas são um recurso importante, já que proporcionam momentos de treino coletivo com interação entre parceiros.  O conceito de camaradagem e entreajuda é basilar na via do Karate.

Paralelamente a segunda vertente é desportiva, onde o praticante poderá aprender as especificidades do Karate desportivo e entrar no panorama competitivo.  Para tal o praticante deverá assistir a aulas dedicadas até que o seu treinador o considere apto para participar em provas e iniciar a sua carreira desportiva. Muito embora esta seja uma vertente aliciante, em particular para as camadas jovens, é sem dúvida exigente. A vertente da competição e as aulas dedicadas devem ser vistas como um complemento das aulas tradicionais e nunca como uma matéria independente.

 

Karate tem um inicio, mas não tem fim.

"Toda a grande caminhada começa com um pequeno passo"

- Buda

A terceira e última vertente pende-se com a pedagogia, já que a partir de determinada graduação um praticante poderá tornar-se treinador.
Isto não corresponde ao culminar da sua progressão pessoal, mas pode ser visto como um propósito ou uma saída profissional. Para tal o praticante terá de realizar uma formação no FNK-P assistido por um orientador experiente. A Academia Zen já foi o ponto de partida para vários treinadores, que sob a orientação do Mestre Alberto Ramos já se estabeleceram no mercado fazendo crescer o grupo AKGP (Associação Karate Goju - Portugal).

 

Aulas
Competição
Treinador
bottom of page