Morada

  • White Instagram Icon

© Copyright 2017 by AKGP.

Proudly created with Wix.com

Rua do Godinho, 135

4450 -148 Matosinhos

Tel: 910 947 227

Email: karateakgp@gmail.com

Contactos

Embora o Karate se tenha disseminado pelo mundo, nunca perdeu as suas fortes raízes nipónicas. Este é um traço muito evidente no sistema administrativo que regula a prática, numa hierarquia ascendente de entidades e associações que culmina nos grandes mestres japoneses, sucessores dos fundadores originais desta arte marcial. Estas organizações são fundamentais na uniformização, qualidade e essência da modalidade que apesar da sua herança histórica e tradicionalismo, não é de todo estanque. O Karate é uma arte dinâmica em constante transformação e evolução, exemplo disso é a adaptação do Karate desportivo, uma vertente competitiva moderna também ela fortemente regulada com a sua própria cadeia administrativa.

Em seguida serão apresentadas as organizações em que se enquadra a AKGP, quer no programa que se pende com o estilo Goju, quer na vertente competitiva.

A IKGA (International Karatedo Gojukai Association) foi fundada em 1965 pelo grande mestre Gogen Yamaguchi com o propósito de disseminar globalmente o Karate Goju. Sob a sua liderança a IKGA floresceu com milhares de membros em todo o mundo, actualmente Goshi Yamaguchi dá continuidade ao legado do pai enquanto presidente da associação que já agrega mais de 60 países membro.

É importante contextualizar que o mestre fundador Gogen Yamagushi é uma das figuras mais notórias da história do karate, a sua influência e contributo para a prática são imesuráveis. Neste seguimento a IKGA é a organização oficial que representa o estilo Goju do mestre Yamaguchi sendo por vezes é denominada como Yamaguchi Gojukai.

O Karate desta linha de estilo está presente em África, Asia, Europa, America do Norte e do Sul assim como na Oceânia. O Saiko Shihan (grande mestre) Goshi Yamaguchi viaja regularmente para cada uma destas regiões para ensinar membros e instrutores o mais alto nível de Karate Goju. Por sua vez instrutores de todas as nações são bem-vindos na sede da IKGA no Japão para treinar e aprender.

Todos os anos a IKGA promove seminários europeus e mundiais, que nunca decorrem consecutivamente no mesmo local, já que os países membros revezam para serem anfitriões deste evento. Em 2009 Portugal teve a honra de receber o 24º seminário Europeu, evento que contou com a presença do Presidente da IKGA, Saiko Shihan Goshi Yamaguchi 9º Dan,  do Vice Presidente Hanshi Ingo De Jong 8º Dan, assim como representantes de cerca de 20 países. Organizar este tipo de eventos implica uma complexa logística, quer ao nível dos recursos humanos, quer das instalações, contudo é um esforço muito compensatório tanto pelo convívio e lazer de todos os participantes, como pelo contributo e projecção nacional dentro da modalidade.

A cada 4 anos outra oportunidade de intercambio e partilha surge com  as competições IKGA World Championships e IKGA European Championships, provas de alto nível que promovem a camaradagem e competividade amigável na procura do aperfeiçoamento.

Enquanto país membro da IKGA, Portugal conta com a AKGP como extensão nacional que representa o estilo Goju em território luso. Por sua vez a AKGP conta com os seus membros para representarem o país nos eventos e encontros internacionais desta família multicultural que é a IKGA.

A Federação Nacional de Karate – Portugal (FNK-P) é o organismo regulador da prática do Karate em Portugal, é também no contexto desta modalidade o único organismo com estatuto de Utilidade Pública Desportiva atribuída pelo IPDJ.  Responsável pelo licenciamento e formação de instructores, árbitos e demais juízes, controla a qualidade do ensino e das provas em território português.  Acumula ainda as funções de selecionar a equipa nacional e representar o país em provas internacionais, assim como promover a modalidade e representar os interesses dos seus associados perante a Administração Pública.

Fundada a 1992 como resultado da fusão das duas federações que reivindicavam entre si a actividade, a FNK-P nasce com o intuito de união. Muito embora esta federação se enquadre como um organismo de responsabilidade pública tendo que garantir o comprimento das normas desportivas do país, a FNK-P também abrange os princípios e regulamentos do Comité Olímpico de Portugal. EKF (European Karate Federation) e WKF (World Karate Federation).

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now