top of page

34º Seminário Europeu Hungria


O belíssimo Centro de Estágio Olímpico localizado na cidade de Tata na Hungria, acolheu de novo o Seminário Europeu da International KarateDo GojuKai Association (IKGA), nos dia 12 a 19 de julho.

É Já a segunda vez que este belo local e país, se realiza este tipo de evento anual, com a excelente organização e coordenação da IKGA da Hungria, na pessoa do Shihan Gerd Rebicek e seu staff.

As instalações do Centro Olímpico têm condições de excelência para este tipo de eventos e estão inseridas numa paisagem envolvente, relaxante, acolhedora e de uma de grande beleza natural.

Porém, mais do que belos destinos o que move anualmente centenas de praticantes a estes seminários é a oportunidade de treinar com os Grandes Mestres e representantes da linha de estilo GoJu Kai de toda a europa.

Esta edição de 2019 contou com a presença habitual do nosso querido e estimado Saiko Shihan Goshi Yamaguchi (Presidente da I.K.G.A.). Por sua vez lamentamos a atípica ausência do nosso Mestre Hanshi Ingo de Jong (responsável do bloco europeu da IKGA), que por motivos de saúde não pode estar presente. Contudo foi com surpresa e agrado que os praticantes europeus receberam o contributo do Shihan Gohei Yamaguchi, filho do Saiko Shian e responsável pelo bloco asiático.

O seminário deste ano acumulou outro evento especial: o Campeonato Europeu da nossa linha de Goju. Esta competição realiza-se de 4 em 4 anos e consagra os melhores atletas do estilo nas modalidades de shiai kumite e kata.

Como sempre estes eventos constituem preciosos momentos de aprendizagem e convívio internacional, fazendo-nos recordar que é mais o que nos une, do que a distancia que nos separa.

bottom of page