Comunicado Sensei Alberto Ramos

Exmos. Pais e Alunos,

Antes de mais, faço votos para que toda a comunidade de karatecas pertencentes à Associação de Karaté Goju - Portugal (AKGP), seus familiares e amigos, estejam de perfeita e plena saúde.

Neste momento difícil que estamos a viver, gostaria de transmitir a todos a minha total disponibilidade e solidariedade, bem como da associação a que presido, para tudo aquilo que acharem necessário.

Todos sabemos que o momento que estamos a viver é de extrema incerteza e dificuldade, mas devemos manter-nos unidos e fortes, para desta forma sermos mais determinados e resistentes perante este problema nacional e mundial, chamado COVID 19.

Toda esta situação análoga que estamos a viver no momento vai ser com toda a certeza ultrapassada, mas até lá todos temos de estar unidos nas tomadas de decisões e acreditar nas entidades superiores, nomeadamente lideres políticos e a Direção Geral de Saúde (DGS), que acredito tudo estejam a fazer para minimizar e anular a evolução desta pandemia.

É nas alturas adversas da vida que todos temos que redobrar as nossas forças e convicções, para podermos resistir e ultrapassar os momentos menos bons. Não se combate o medo com o medo, mas sim com o delinear de estratégias, clarividência, convicção e determinação no caminho que queremos e devemos seguir.

A nossa associação (AKGP) é uma associação de karatecas e por assim dizer de pessoas guerreiras, convictas, fortes, determinadas e conscientes. Tendo em conta estes princípios que nos caracterizam, vamos todos solicitar e promover neste momento, o verdadeiro espírito marcial, que contextualiza e define o propósito de combate não só ao COVID 19, mas a toda a situação por ele originada.

Não vou aqui repetir e enunciar todos os princípios de contenção, prevenção e combate, que tanto a tutela como a DGS têm veiculado através dos mais diversos meios e canais de comunicação e dos quais já todos somos conhecedores. Apelo pois, para que com toda a disciplina que o karaté exige e como guerreiros que somos, CUMPRAMOS E FAÇAMOS CUMPRIR as diretrizes e orientações que nos são dadas a todo o momento pelas entidades competentes.

Para terminar e se me permitem, gostaria de partilhar convosco esta célebre frase:

"O RIO ATINGE OS SEUS OBJETIVOS, PORQUE APRENDEU A CONTORNAR TODOS OS OBSTÁCULOS"

- Lao Tsé

Sempre ao dispor, despeço-me com os meus melhores cumprimentos.

O Presidente da AKGP, Alberto Von Doellinger Ramos